segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MILK11 - LAEP / PARMALAT

13/12/2010 12:13
Audiência discute investimento do BNDES em laticínio

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza nesta terça-feira (14) audiência pública para discutir a intenção do BNDESO Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O banco financia principalmente grandes empreendimentos industriais e de infra-estrutura, mas também investe nas áreas de agricultura, comércio, serviço, micro, pequenas e médias empresas, educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e ambiental e transporte coletivo de massa.Par de aplicar um aporte estimado em R$ 600 milhões na fusão da GP Investimentos, por meio da Monticiano (GP/Laep/Leitbom), e o laticínio gaúcho Bom Gosto.

O debate foi proposto pelo deputado Antonio Andrade (PMDB-MG). Ele citou informações do mercado segundo as quais estão avançadas as negociações entre a GP Investimentos e o laticínio Bom Gosto, que criará uma empresa com capacidade de captação de 2 bilhões de litros de leite por ano. Dentro do acordo, a Monticiano, dona da marca LeitBom e que pertence à GP, ficaria com 40% da nova empresa. O BNDESPar – que tem 34,6% da Bom Gosto – conseguiria manter 35%, mas teria que fazer um novo aporte estimado em até R$ 600 milhões. A Bom Gosto e o laticínio Nilza seriam donas de 25% da companhia.

“Nossa preocupação é com a aplicação de recursos públicos em capital de risco nos laticínios, concentrando mais ainda o processamento de leite em poucas grandes empresas, podendo causar em médio prazo uma desestruturação da cadeia produtiva de leite”, disse.

Ele lembrou que recentemente o BNDES aplicou recursos públicos no laticínio Nilza, hoje virtualmente falido, gerando reflexos negativos especialmente no centro-sul de São Paulo; Sul, Oeste e Triângulo de Minas Gerais e Sul de Goiás.

Foram convidados:
- o ministro da Agricultura, Wagner Rossi;
- o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel;
- o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge;
- o presidente do BNDES, Luciano Galvão Coutinho;
- a secretária de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Mariana Tavares Araujo;
- o presidente da GP Investimentos S.A., Fersen Lambranio;
- o presidente da Laep, Marcos Elias;
- o presidente da Leite Bom S/A, Fernando Falco; e
- o presidente da Laticínios Bom Gosto, Wilson Zanatta.

A reunião será realizada às 14h30 no plenário 5.
Da Redação/WS

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/167263-AUDIENCIA-DISCUTE-INVESTIMENTO-DO-BNDES-EM-LATICINIO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário