sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

MILK11 - LAEP / PARMALAT

Poços de Caldas e Parmalat voltam fortalecidas aos supermercados

Compradas pela LeitBom, da GP, marcas entram em novos segmentos, como queijos e iogurtes; empresa prevê dobrar vendas em 2011

Claudia Facchini, de São Paulo | 17/12/2010 05:00


Foto: Arena Foto

Alexandre Moraes, diretor da LeitBom: vendas devem dobrar em 2011, para R$ 2 bilhões

Duas das mais conhecidas marcas de laticínios do País, a Poços de Caldas e Parmalat, voltam a aparecer com força nas prateleiras dos supermercados, em novas linhas de produtos e embalagens, depois de passarem alguns anos sem grandes investimentos em marketing.

Os direitos de uso das duas marcas foram adquiridos em 2009 e 2010, respectivamente, pela LeitBom, que agora quer reconquistar o prestígio e a participação de mercado que ambas possuíam no passado.

“Pretendemos dobrar de atamanho, ou até mesmo mais que dobrar, em 2011”, afirma Alexandre Moraes, diretor da LeitBom, que foi adquirida em 2008 pela Monticiano Participações S.A., da GP Investimentos, considerado um dos grupos de investimentos mais agressivos e bem-sucedidos do País.

Neste ano, a LeitBom já espera faturar entre R$ 1 bilhão e R$ 1,2 bilhão, 100% mais do que em 2009, quando suas vendas foram de R$ 500 milhões.

Possível fusão

Os resultados poderão ser ainda mais robustos - e a disputa pelo mercado de laticínios pode ficar bem mais acirrada - se forem concretizadas as negociações envolvendo a fusão da LeitBom com a Bom Gosto. O negócio aproximaria as empresas das líderes no mercado brasileiro de laticínios: Nestlé, BR Foods (dona da Batavo e Elegê) e Itambé. Em volume de captação de leite, a Bom Gosto e LeitBom vêm atualmente logo atrás desses três grupos.

E há expectativas de que o negócio saia em breve. Por equívoco, um comunicado ao mercado chegou a ir ao ar no site da Bom Gosto recentemente, mas foi retirado logo em seguida pelas empresas. Juntos, os dois laticínios faturariam mais de R$ 3 bilhões ao ano e teriam uma captação anual de mais de 2 bilhões de litros de leite.

Poços de Caldas

Além de voltar à formula original do famoso requeijão cremoso Poços de Caldas, que deu origem à categoria, a LeitBom também está lançando uma série de produtos com a marca. Começam agora a chegar aos supermercados duas nova linhas queijos, uma de produtos finos (camembert, gouda, brie e gorgonzola) e outra de queijos básicos (mussarela, minas, prato, colaho e minas padrão).

Foto: Arena Foto

Alexandre Moraes, da LeitBom: Parmalat volta aos iogurtes e Poços de Caldas lança linha de queijos

Os lançamentos da Poços de Caldas não vão parar por aí. A marca terá doce de leite, manteiga e deve entrar ainda no segmento de leitos frescos, para concorrer com marcas como Fazenda e Xandó, por exemplo.

No passado, a marca Poços de Caldas pertenceu à multinacional francesa Danone, com a qual a LeitBom ainda mantém uma parceria para a distribuição dos produtos.

Parmalat

No caso da Parmalat, cujo direito de uso da marca no segmento de leites foi comprado no início de 2010, a LeitBom vai focar os lançamentos em leites especiais e funcionais, como os produtos com mais cálcio. No Brasil, os leites especiais respondem por apenas 2% do mercado, enquanto, na Europa e Estados Unidos, essa participação já está em torno de 15%, diz Moraes.

Segundo ele, a ideia também é voltar com marca Parmalat em segmentos refrigerados, como iogurtes, que foram deixados de lado desde que a empresa italiana passou a enfrentar dificuldades financeiras no País. A LeitBom quer ainda relançar a marca Glória, que veio no "pacote" da Parmalat.

Públicos diferentes, estratégias distintas

Depois de realizar pesquisas com os consumidores, a LeitBom decidiu posicionar cada marca em um diferente nicho de mercado e traçou estratégias distintas de marketing para cada uma delas.

A Poços de Caldas passou a ser tratada como uma marca de produtos mais naturais e tradicionais. Tanto assim, que o seu logotipo agora possui o desenho de uma fazenda. Já a Parmalat é um marca moderna e inovadora, enquanto a Glória é a marca da dona de casa, que utiliza seus produtos para cozinhar ela mesma as suas receitas.

Cresce consumo de queijos finos

Com o aumento do poder aquisitivo da população, os brasileiros estão comprando mais queijos. Segundo o Grupo Pão de Açúcar, que também é dono da bandeira Extra, as vendas de queijos especiais cresceram 15% este ano. Só nos supemrercados Pão de Açúcar, o aumento foi de 20%.

Mas, além dos produtos nacionais, os brasileiros também estão consumindo mais queijos importados, que ficaram mais acessíveis com a queda do dólar. Os queijos vêm da França, Holanda, Itália, Suíça, Portugal, Argentina e Uruguai, que têm tradição em laticínios. Assim como faz na seção de vinhos, a varejista possui 35 atendentes especializados em queijos para atender clientes e promover degustações.

Os queijos duros, como parmesão e grana padano, são um dos grandes destaques neste ano. As vendas nesse segmento cresceram 25% no Grupo Pão de Açúcar.

Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Queijo (Abiq), o consumo deve crescer cerca de 8% neste ano. Mas o segmento em que a demanda mais cresce é o de 'food service', como hoteis, restaurantes e lanchonetes. As pessoas estão consumindo mais alimentos fora de casa, o que inclui pizzas e sanduíches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário